Quem Somos?

A União Brasileira de Profissionais de Imprensa | Ubrapi, nasceu da demanda de 5 jornalistas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que sentiam falta de uma entidade representativa, que não fosse ligada à direita, esquerda ou centro, que fosse livre de amarras políticas, que fosse apartidária e independente.

Foi dessa necessidade que nasceu a Ubrapi.


COMO NASCEU?

No dia 08 de Novembro de 2013, publicamos no Jornal O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL o Edital de Convocação visando a criação da UBRAPI – União Brasileira de Profissionais de Imprensa.

Realizamos a Assembléia no dia 18 de Novembro de 2013 em local público e aberto – Rua Presidente Rodrigues Alves, 1.139, Vila Planalto, Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Realizamos a Reunião Inaugural e Assinamos a Ata de Convocação e Fundação. Compareceram 15 Profissionais de Imprensa.

Hoje somos 1.429 membros, entre ativos e inativos.

Porém somente em 06 de Março de 2015 registramos o ESTATUTO e o REGIMENTO INTERNO da UBRAPI, sob o Selo Notarial 12kxv9md02ddwmb no 13º Tabelionato de Londrina, norte do Paraná.

De 2015 à 2020 estivemos registrados como pessoa jurídica, e com a eleição do novo Secretário Executivo, o jornalista Léo Vilhena (não temos a figura de um presidente), foi imperioso fazer a troca e alteração do CNPJ. A alteração foi feita no dia 02/05/2021.

Todas essas alterações foram realizadas com o respaldo de nosso Diretor Jurídico, o Drº Angelo Barreiros Júnior.


A União Brasileira de Profissionais de Imprensa | Ubrapi está efetivamente comprometida na luta em defesa dos jornalistas e do jornalismo no Brasil e dos Jornalistas com ou sem diploma (prerrogativa consolidada na decisão colegiada do STF), foi constituída em 30 de Abril de 2015 e desde então a Ubrapi tem se destacado na luta em defesa de um jornalismo decente, equilibrado e ético.

Com cerca de 1.200 jornalistas associados (ativos e inativos) a Associação não tem fins comerciais, ideológicos (políticos) ou empresariais. À sua luta e defesa é por um jornalismo ético.

Quem pode associar-se à Ubrapi: Todos os Profissionais de Imprensa.

A Anuidade 2021 para o Associado Diamante é de R$ 400,00 com direito a Carteira Nacional de Profissional de Imprensa +Certificado.

O Associado Correspondente receberá o número de Registro Ubrapi e a inscrição é Gratuita.

Nas duas categorias o Associado fará parte do Cadastro Nacional Ubrapi de Profissional de Imprensa

O número de Registro é gratuito. 


Continua depois da foto

Todos os Associados Diamante recebem este certificado


Lutamos e defendemos à Carta Magna e os nossos Estatutos, legalmente constituídos.

Mantemos uma Diretoria plural, composta de 10 diretores que respondem pelas ações da Associação, ou seja, não temos um presidente (acreditamos que esse tipo de administração é o mais indicado para a nossa associação), por isso temos Secretário Executivo, Vice-Secretário Executivo, Secretária, Assessora de Imprensa, Diretor Financeiro, três Conselheiros e Diretor-Jurídico.


AÇÕES

Anualmente escolhemos através de votação o Melhor Profissional Associado do Ano – Prêmio Ricardo Boechat, antigo Prêmio Vladimir Herzog. E escolhemos por votação o Destaque do Ano.

Somos parceiros da conceituada ONG Repórteres Sem Fronteiras.

Em 20 de Agosto de 2020 o Jornalista Léo Vilhena (atual Editor-Chefe da Rede GNI, ex-Globo News Info e ex-Rede CBN Brasil) assumiu a Secretaria Executiva da Ubrapi, para um mandato de 2020 a 2025. Formado pela ESTEP e com Pós-Graduação pela Escola da Ubrapi, Jornalista com DRT definitivo no Ministério do Trabalho/PR. Ganhador do Prêmio Vladmir Herzog da Ubrapi em 2017, ganhador da Medalha de Honra da Ubrapi pela reportagem ‘Samu – Uma Família de Socorristas‘, recebeu Moções honrosas das Câmaras de Vereadores de Porto Murtinho/MS, Rio de Janeiro, Campo Grande/MS e Londrina/PR.

Solicite a ficha de inscrição:
(21) 99854-2804

A Diretoria



Site: www.profissionaisdeimprensa.com.br
E-Mail: faleconosco@profissionaisdeimprensa.com.br
E-Mail: ubrapi@gmail.com
WhatsApp: (21) 9 9854-2804