12 filmes imperdíveis sobre o universo do Jornalismo

Alguém já disse certa vez que ‘gosto’ é pessoal, cada um tem o seu e ele é próprio ou particular de cada alma. Pensando nisso, cada um pode gostar (ou apreciar) certas películas, mas existem alguns filmes, séries e documentários, na minha humilde opinião, que são insuperáveis, pois retratam, expõem e outros que motivam, ou seriam incentivam, o amor pelo Jornalismo. Pelo poder da escrita e pela vontade de contar uma boa história…

São incentivadores na formação de um bom jornalista.

Muitos deles revelam o universo das redações e dos trabalhos extenuantes, tensos, perigosos, invisiveis para os que não conhecem ou sequer imaginam o universo, tensões, medos, sobressaltos e pressões pelas quais enfrentamos todos os dias no Jornalismo.

É matar um leão por dia… Literalmente!

E as ameças de morte? Sabe por que somos ameaçados?

Eu costumo dizer, baseado nessa frase que você acabou de ler, que um jornalista que nunca foi ameaçado de morte ou processado… não é um bom jornalista!

Eu ja fui militar, policial e pastor, mas de longe, bem de longe, o amor pela adrenalina, pelo ‘quarto poder’, pela insanidade de uma rotina tresloucadamente absurda, sem comparações, nada se equivale ao amor pelo Jornalismo e nada pode medir como me encontrei nesse estilo de vida…

Não me vejo fazendo outra coisa! Na verdade eu nasci para ser jornalista!

Para quem não sabe o que é o quarto poder, trata-se de uma expressão utilizada para declarar que o jornalismo e os meios de comunicação de massa podem exercer determinada influência sobre a sociedade.

O termo é assim chamado porque tem como referência os Três Poderes do Estado Democrático que regem a sociedade (Legislativo, Executivo, Judiciário).

O termo é utilizado quando se pretende discutir em como a imprensa atua na sociedade no enquadramento de notícias que são levadas a conhecimento público, incluindo a agenda política sobre debates, eleições, atos legais ou ilegais que acontecem na sociedade.

Existem várias discussões dispostas em pesquisas acadêmicas sobre como a influência da grande mídia pode afetar as decisões sociais, a opinião pública, a agenda comunicativa e quais notícias chegam à população.

Se você foi, ou quer ser mordido pelo ‘mosquitinho azul’ do Jornalismo, certamente essa lista com esses 12 títulos devem fazer parte imprescindível de seu set-list.

Vamos a eles (fora de ordem). Eu costumo ‘brincar’ que esses 12 filmes e séries constituem uma ‘universdade’ informal e paralela na formação de um Jornalista:

1 – O Zodíaco (2005)

2 – Todos os homens do presidente (1976)

3 – A Caçada (2007)

4 – Spotlight (2015)

5 – The Post (2017)

6 – Faces da Verdade (2008)

7 – O Caso de Richard Jewell (2019)

8 – Repórteres de Guerra – The Bang Bang Club (2010)

9 – O Escândalo (2019)

10 – O Abutre (2014)

11 – A Vida de David Gale (2007)

12 – House of Cards (Série)

Essa é a nossa vida e esse é o nosso universo.

Léo Vilhena